Publicado por: nadioli | 24/03/2011

21 de março de 2011.

Olá,

Outro dia, vindo pela rodovia Imigrantes, ouvi no rádio do carro a canção do Oswaldo Montenegro “Sem Mandamentos”, no mesmo momento me remeteu a minha adolescência onde canções do Taiguara me animavam (Em que eu digo / Que estou morto pra esse triste mundo antigo/Que meu porto, meu destino, meu abrigo…).

Ao ouvir Oswaldo Montenegro,  recordei como era esperançosa, como desejava e acreditava poder mudar o mundo, minhas leituras, meus filmes, meus amigos, as primeiras participações políticas e como havia força nesta esperança, pareceu distante, anos, décadas, ao mesmo tempo, está tudo aqui ainda, revisitado por um mulher que já viveu as tais décadas com erros e acertos.

 Me lembrei que ia escrever sobre o Ano Novo Astrológico, que começou com a entrada do Sol em Áries e me deu muita vontade de começar com a esperança ingênua que anima os adolescentes. E que venha o ano novo, que venha uma série deles e responderemos com poesia. 

Beijos 

Nádia

 

INGRESSO DO SOL EM ÁRIES

 

  Para a Astrologia um novo ciclo zodiacal se inicia cada vez que entramos no signo de Áries. Nas próximas semanas, trataremos com maiores detalhes das características deste signo. No último dia 20 de março às 20h20min (quanto 20!!!) o Sol ingressou no signo de Áries.

O mapa apresenta como uma de suas principais características a conjunção entre Sol e Urano no signo de Áries, isto significa que devemos nos preparar para muito dinamismo, mudanças repentinas, as coisas estarão meio viradas de cabeça para baixo. Mas para quem gosta de agito, será um prato cheio (cuidado com o excesso de comida, já alerto que pode dar uma indigestão danada).

 

A criatividade estará em alta e também novos rumos serão traçados, afinal Urano aparece bastante forte. Alem disso Vênus no signo de Aquário (signo regido por Urano) forma bom aspecto com Lua em Libra, o que pode criar laços mais fraternos e também criativos. Ajudar a melhorar a vida no nosso planeta e o próprio planeta devem estar entre nossas prioridades.

Tensões entre Lua-Saturno com Mercúrio-Júpiter, podem tornar as disputas bem passionais e acirradas, além de quebras de dogmas e verdades. Além de questionamentos contra o poder institucionalizado e as instituições em geral. Podemos ter problemas na área energética e de comunicação.

Netuno, planeta de trânsito lento atravessa os últimos graus do signo de Aquário conjunto no mapa de ingresso ao planeta Vênus, uma busca de novas saídas diante dos conflitos que viveremos neste ano. Ao mesmo tempo que traz carisma, magnetismo e um clima romântico, não deixa as coisas muito estáveis e seguras, segundo Liz Greene, cria uma certa insatisfação (no livro Neptuno). De qualquer maneira a compaixão deve ser um sentimento que este ano ganha muita força. Este aspecto favorece a arte em geral, como a  música, a poesia, a pintura e o teatro.

Vale a pena ler o trecho abaixo de Liz Greene sobre o contato Vênus-Netuno:

“Muito se tem escrito sobre a harmonia entre estes dois planetas e sua conexão com o amor universal. A empatia pela humanidade, em particular pelas vítimas da vida, e uma sensação de unidade mística com a totalidade da natureza, se expressam com frequencia de uma maneira delicada e sensível, na ineração de Vênus-Netuno com o mundo (…) os contatos Vênus-Netuno tem e podem criar uma magia extraordinária. Sua delicadeza , sua poesia e sua sensibilidade romântica geram elevadas visões de amor e harmonia que podem conduzir a criação de obras de grande beleza.” Liz Greene – Neptuno, Ed Urano

Mary Southard

Em tempos de duros aspectos entre Saturno, Urano, Plutão e Júpiter, vale a pena o convite para nos refugiarmos na poesia inspiradora de Vênus-Netuno.

 

Ano de Mercúrio

 

  Normalmente associamos um ano a um dos planetas, este ano a associação é com o planeta Mercúrio. Veja abaixo as características deste planeta segundo a mitologia e a astrologia.

Bartholomaeus SPRANGER, 1585

 

Para começar cabe uma frase de Shakespeare, que pode nos inspirar neste ano:

“Sê Mercúrio, prende asas a teus pés,

E volta de lá depressa como o pensamento.”

Shakespeare, Rei João, IV, II

 

 

Mercúrio, o menor dos planetas, é também o mais próximo do Sol. Símbolo da mente racional, Mercúrio está intimamente ligado ao nosso senso de direção espiritual (o Sol). A mente deve servir ao nosso senso de finalidade. Uma vez que Mercúrio nunca está a mais de 28 graus de longitude do Sol, a única relação possível que ele pode estabelecer com esse astro luminoso é a conjunção — ou seja, a união.

Hermes era filho de Zeus e sua mãe era a ninfa Maia. De acordo com o estudioso grego Karl Kerenyi, Maia já foi uma deusa, ligada às Plêiades (…) De qualquer modo, Hermes foi ladrão quase desde o momento de seu nascimento, em uma caverna no alto do monte Cilene, na Arcádia. Logo que o menino precoce veio à luz, a primeira coisa que viu foi uma tartaruga. Da casca dessa criatura ele criou a lira, um instrumento musical. Em seguida, roubou o rebanho de Apólo e, quando foi apanhado, foi convocado ao Olímpo para ser julgado por Zeus. Intimamente, Zeus e Apolo estavam ambos impressionados com a feroz esperteza daquela criança. Hermes devolveu o gado roubado ao deus-sol e lhe deu também a lira. A lira mais tarde tornou-se símbolo de Apolo, como o deus da música. Apolo fez de Hermes o condutor das almas deste mundo para o próximo — uma função divina e que já havia sido realizada pelo deus-sol.

Astrologia e Mitologia – Seus Arquétipos e a Linguagem dos Símbolos – A. Guttman e K. Johnson, Ed Madras

Um ano de Mercúrio, é promessa de muita dinamização do campo mental e intelectual, intensa comunicação e bastante aprendizado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: