Publicado por: nadioli | 18/05/2010

17 de maio de 2010.

Olá,

Estava pesquisando sobre alguns taurinos e me deparei com vários nomes da música, entre eles: Barbra Streisand, Ella Fitzgerald, Nana Caymmi, Zubin Mehta, Duke Ellington, Dorival Caymmi, Herbert Vianna, Lulu Santos, Dalva de Oliveira, Tchaikovsky, Brahms, Ângela Maria, Stevie Wonder e Pixinguinha. Parei no Pixinguinha, fui relembrar um pouco de sua música. Resolvi começar a semana com a inspiração de Pixinguinha.

Leia o que escreveram sobre ele:

“Se você tem 15 volumes para falar de toda a música popular brasileira, fique certo de que é pouco. Mas se dispõe apenas do espaço de uma palavra, nem tudo está perdido; escreva depressa: Pixinguinha.” Ary Vasconcelos

“É o maior e mais importante músico brasileiro de todos os tempos, penso mesmo que sua música tem o poder da cura”. Paulinho da Viola.

“Ser humano perfeito”. Vinícius de Moraes

“Amor da minha vida” e “Gênio da raça” Tom Jobim

Se eles disseram quem somos nós para discordar? Vamos apreciar a boa música de Pixinguinha. Na canção Carinhoso (Pixinguinha e João de Barro), selecionei na voz de Marisa Monte acompanhada por Paulinho da Viola.

um beijo,

Nádia Oliveira


O Céu de Agora

O Sol atravessa os últimos graus do signo de Touro.  Uma quadratura entre Sol-Netuno, tira o foco e estabelece menos objetividade durante estes próximos dias. As situações ficarão bem confusas e devem se encaminhar para um resultado um pouco inesperado.

Mesmo com dias um tanto confusos, não será preciso se preocupar tanto, pois haverá mais alternativas do que imaginávamos inicialmente.

Idéias criativas serão bem recebidas e devem ser a solução de impasses complicados. Não procure, sofisticar demais, saídas simples respondem melhor às necessidades presentes.

Boa semana para acertar e organizar suas contas, resolver questões financeiras, negócios envolvendo dinheiro e bens em geral. Lua transita dos signos de Câncer para Leão, onde haverá melhores condições de tomar atitudes para enfrentar problemas e situações que exijam força, coragem e determinação, isso estará mais forte na quinta-feira, 20 de maio, quando a Lua fica em conjunção ao planeta Marte no signo de Leão. O que pode acentuar um certo clima de tensão e pouca diplomacia que já estava no ar.

Um novo ciclo zodiacal começa ainda esta semana com o ingresso do Sol no signo de Gêmeos. Este signo rege as comunicações, a mente, os estudos, o comércio e as amizades. Traz dinamismo e vivacidade ao nosso dia-a-dia.

Personagem taurino


Sigmund Freud

Foi  o criador da psicanálise. Um dos pensadores mais influentes do século XX. Formou-se médico e inicialmente se interessou pelo estudo de neurofisiologia e hipnose. A partir daí, pouco a pouco estabeleceu as bases da técnica psicanalítica.

Trabalhou intensamente com idéia de inconsciente, como a camada mais profunda da mente humana, um mundo onde se oculta boa parte dos comandos que estabelecem nossos comportamentos. Os dois planetas Júpiter e Netuno, regentes naturais da Casa 12, área do inconsciente estão conjuntos em seu mapa no signo de Peixes, o que significa que estão domiciliados. Possui o ascendente em Escorpião, indicando uma determinação e um empenho acima da média, sem temor aos obstáculos (Plutão oposto ao Ascendente), além da Lua no mental signo de Gêmeos, mas na casa 8, natural domicílio de Escorpião.

Freud enfrentou inúmeras resistências no meio acadêmico (Sol-Urano quadrado Meio do Céu), mesmo assim reuniu a sua volta importantes nomes: Karl Abraham, Sandor Ferenczi, Ernest Jones,  Alfred Adler e Carl Jung, a maioria deles acabou se afastando por não concordar inteiramente com suas idéias, o planeta Marte na Casa 11, indica agregação, liderança e iniciativa em grupos, mas está em exílio e oposto a Júpiter na Casa 5, provavelmente foi uma pessoa de temperamento muito difícil e pouco flexível em seus conceitos, o que só se  acentua com Sol, Mercúrio e Urano no persistente e até teimoso signo de Touro.

Atualmente, continua tão polêmico como em vida. Por um lado é idolatrado, por outro duramente questionado.

Encontrei uma frase de Freud (não conheço a fonte), que acho maravilhosa: “Aonde quer que eu vá, eu descubro que um poeta esteve lá antes de mim.”, assim encerro com uma poesia belíssima de Drummond.

Memória

Carlos Drumond de Andrade

Amar o perdido
deixa  confundido
este coração

Nada pode o olvido
contra o sem sentido
apelo do não

As coisas tangíveis
tornam-se insensíveis
à palma da mão

Mas as coisas findas
muito mais que lindas
essas ficarão.

Anúncios

Responses

  1. Como você é boa no que faz, Nádia… Muito criativa a forma como abordou o tema…

    Sabe que perguntaram ao Tom Jobim quem ele gostaria de ser, e apesar de vários pensarem que responderia “Villa Lobos”, ele disse:

    – “Pixinguinha” rsrsrs…

    Beijo!!

    • Mas acho que ele (Pixinguinha) era realmente amado no meio artístico ne? bjs
      Nádia

  2. “meu coração, não sei porque, bate feliz qdo te ve…” e “mas as coisas findas/ muito mais que lindas/ essas ficarão” são demais! bjs

    • Sandra…isso realmente é demais! Sabe que estes versos amei tb?
      “mas as coisas findas/ muito mais que lindas/ essas ficarão”
      beijos
      Nádia


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: